domingo, 26 de fevereiro de 2012

Sobre o Mal proveniente do Bem...

 Sobre o Mal proveniente do Bem...

        -Papai?
        -O que foi meu filho?
        -O que acontece depois que a gente morre?
        -Nós vamos para o céu, mas só se formos bons.
        -E se formos pessoas más?
        -Se formos pessoas más iremos para um lugar ruim, chamado inferno.
        -E qual a diferença entre os dois?
        -No inferno você sofre e no céu você é feliz.
        -Mas e se você for para o céu e eu ir para o inferno? A gente não vai se ver?
        -Que isso menino?-Ele estava bravo-Você não vai pro inferno. Agora pare de encher o saco e vai brincar.
        O garoto não brincou, ficou a tarde toda pensativo, "por que Papai ficou tão bravo?", ele era muito jovem para entender. No dia seguinte, ele voltou a conversar com o pai.
        -Papai, se Deus manda os homens ruins para o inferno, então ele é mal, ele devia perdoar. Não devia?
        -Ele perdoa meu filho, todos têm uma segunda chance, só vai pro inferno quem quer.
        -Então eu posso ser a pessoa mais má do mundo e mesmo assim ir pro céu?
        -Sim, desde que você se arrependa de verdade...
        -Mas e se eu me arrepender de ter sido bom?
        -Então você...- O pai não sabia o que dizer, ele pensou, pensou mas não chegou em nenhuma conclusão.

       E se fizéssemos o bem, mas tal ação causasse uma reação, que mesmo sendo boa para a maioria, te prejudicasse, o arrependimento de ter feito algo bom, seria algo ruim? Algo egoísta? Qual seria o destino de quem não faz o bem, não por ser mal, mas por acreditar que o bem traga o mal para si.
        O que move o mundo é a maldade. A maldade faz o bem querer existir, pois se existisse paz (ausencia de todo o mal), não haveria progresso, e nenhum de nós estaría aqui.

Budda

Nenhum comentário:

Postar um comentário